segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Risotto de Legumes

Quem já fez sabe que dá algum trabalho, porque implica ir deitando caldo e mexendo, e volta a deitar caldo e volta a mexer. Apesar de não ser bimbólica em todos os meus pratos (existem até alguns nos quais prefiro usar o tradicional kit-mãozinhas), o risotto compensa a 1000%, na bimby. É que depois do refogado com todos os legumes, é só colocar os ingredientes líquidos e vai em piloto automático.
Para os 2 métodos, os ingredientes são os mesmos, e as proporções dos legumes também. Variam as de caldo e arroz, que são indicadas a seguir.

  1. Risotto by Kit-mãozinhas
    Num tacho refogue uma cebola picada, um dente de alho e um alho francês num dedo de azeite.
    Quando os legumes estiverem transparentes, junte em cubos: bacon, cenoura, e cogumelos frescos aos quartos.
    Junte um shot de vinho branco, um pouco da água e o arroz arbóreo. Mexa. A partir deste ponto é ir deitando caldo e ir mexendo, até obter um risotto bem cozido e bem molhado. Num prato de servir, ponha um pouco de parmesão ralado, deite o risotto, misture e junte uma noz de manteiga para uma textura cremosa. Salpique com salsa picada e sirva de imediato.

    Para o caldo, que vai ser usado para cozer o risotto: desfaça o cubo de galinha na totalidade de água que vai usar, e que deve estar quente para uma dissolução mais fácil.
    A proporção água:arroz é de 1 arroz : 3 água.
    Chama-se de legumes, mas na verdade também tem bacon! Mas é indispensável porque dá sabor, e quem quiser pode sempre cozinhar com o bacon e deixá-lo de lado, apostando nos legumes.

  2. Risotto by Bimby
    Coloque no copo a cebola e alho e pique 4 seg/ vel 5.
    Junte um dedo de azeite e refogue 7 min/ T 100ºC/ vel colh inversa.
    Junte o alho francês, a cenoura, os cogumelos e o bacon. 8 min/ T 100ºC/ vel colh inversa.
    Adicione o caldo, o vinho branco e o arroz arbóreo. 18 min/ T 100ºC/ vel colh inversa.
    Num prato de servir, ponha um pouco de parmesão ralado, deite o risotto, misture e junte uma noz de manteiga para uma textura cremosa. Salpique com salsa picada e sirva de imediato.

    Na bimby, para 300 gr arroz arbóreo, use 900 gr caldo.


    Acompanhe com uma salada de tomate cherry e rúcola com raspas de queijo parmesão e vinagre balsâmico.

     


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário