sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


Queridos Seguidores!

 

Esta semana não estamos cá, mas temos ementa! Todos os dias pode visitar-nos para que não se tenha que preocupar com O que é hoje o Jantar ?

Desta vez deixo-vos uma ementa para toda a semana, assim podem escolher atempadamente o que fazer e comprar previamente os ingredientes.

Prometo voltar com novidades!

 

Sáb
2 Fev
Dom
3 Fev
2ªF
4 Fev
3ªF
5 Fev
4ªF
6 Fev
5ªF
7 Fev
6ªf
8 Fev
Sáb
9 Fev


Caril de Frango


Acompanhe com Arroz Thai






Pizza Nº61


Bifes de Cebolada


Acompanhe com batata cozida


Massa guisada com frango

Acompanhe com uma salada de alface


Lasanha verde de Salmão

Acompanhe com uma salada de tomate


Arroz de Salsicha


Ervilhas com ovos escalfados


Lulas com molho de mostarda

Acompanhe com Arroz Thai e uma salada de alface
 

Caril de Frango

Num  tacho com um fio de azeite deite uma colher de sobremesa de caril e deixe fritar. Junte o frango aos pedaços, salpique com sal e deixe alourar. Junte uma lata de leite de coco, mexa e deixe cozinhar. Quando o frango estiver bem cozido deite duas bananas às rodelas. Mexa e sirva.

Consoante o tamanho do frango e a quantidade de molho que desejar pode juntar um pacote de natas a seguir ao leite de coco.
O caril deve ser frito para que a especiaria liberte o seu sabor. 
A banana deve estar mais para o verde, para não se desfazer no tacho.


Pizza Nº61


Numa frigideira refogue 3 dentes de alho picados. Junte espargos verdes cortados ao meio e cogumelos frescos laminados. Quando os legumes estiverem macios, junte um pacote de natas e deite sobre a base de massa de pizza. Decore com rodelas de banana e queijo mozzarella ralado, polvilhe com oregãos e pimenta preta moída e regue com um fio de azeite. Leve ao forno.

Pode fazer a massa de pizza na Bimby ou comprar já feita. Se quiser fazer à mão, é amassar até obter uma consistência tipo plasticina: 1 copo de água, 1/2 shot de azeite, 1 colher chá de sal, 1 saqueta fermento de padeiro, 400 g farinha.




Bifes de Cebolada

Tempere bifes da vazia com sal, pimenta e alhos. Frite em azeite e reserve. Frite cebola às rodelas no molho dos bifes e quando estiver translúcida, junte um pingo de vinagre, uma folha de louro e deixe evaporar. Regue os bifes com a cebolada. 



Massa guisada com frango

Num tacho refogue uma cebola. Junte o frango aos bocados e tempere com sal, um cubo de caldo de galinha e uma cerveja. Deixe estufar. Acrescente água e coza a massa juntamente com o frango. Salpique com salsa picada e sirva.

Tem de acrescentar água qb para que não seja preciso escorrer e não seque, sem que a massa esteja cozida. Assim, a quantidade é mais ou menos a 4 dedos acima do frango.


Lasanha verde de Salmão

Num frigideira refogue uma cebola picada com duas colheres de sopa de polpa de tomate. Deite o salmão aos bocados e desfaça com o garfo, sem esmagar. Mexa para ganhar sabor. Salpique com oregãos. Faça o molho béchamel, à mão ou na bimby.
Num tabuleiro deite um fio de azeite e forre com folhas de lasanha verde. Deite um pouco do peixe e um pouco do béchamel. Cubra com mais uma camada de folhas de lasanha verde. Cubra com o resto do béchamel e salpique com mozzarella ralado. Leve ao forno. 
 Molho Béchamel: Num tacho ponha 1 litro de leite a aquecer. Junte aos poucos 80 gr de farinha e quando estiver bem incorporado, junte 50 gr manteiga. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Se quiser uma consistência mais líquida junte leite, se quiser mais consistente, junte mais farinha. Mas atenção que o molho engrossa sempre quando arrefece.
 
Pode aproveitar restos de salmão ou cozer uma posta para o efeito. 
Faça tantas camadas quantas as necessárias. Não ponha o forno muito alto, para que a massa tenha tempo de cozer, sem que o topo fique queimado. 


Arroz de Salsicha

Sucesso garantido entre o público mais pequenino e uma ótima maneira de os fazer comer legumes!

Num dedo de azeite refogue uma cebola. Junte cenoura às rodelas, quadradinhos de chouriço, ervilhas e salsichas de cocktail. Tempere com sal e um caldo de legumes. Junte água a ferver e deite o arroz.

Esta receita deve ser feita com arroz agulha.
Também pode usar salsichas frescas, mas as crianças normalmente gostam mais destas, e de vez em quando não faz mal nenhum.



 

Ervilhas com ovos escalfados


 Num tacho refogue dois dentes de alho e uma cebola. Junte chouriço às rodelas e deixe alourar. Junte polpa de tomate e cenoura às rodelas. Mexa. Deite água a ferver e de seguida as ervilhas. Tempere com sal e prove. Quando as ervilhas estiverem cozidas, abra sobre elas, os ovos que quiser, tape e baixe o lume. Quando os ovos tiverem um aspeto cozinhado, salpique com centros picados e sirva.


Lulas com molho de mostarda

Num almofariz: alhos picados, sal, pimenta, cebolinho picado, 1 colher de café de mostarda em pó, azeite e uma colher de sobremesa de molho de ostras. Macere bem e esfregue nas lulas previamente cortadas em rodelas.
Num Wok, deite o macerado e deixe fritar. Junte uma colher de sopa de mostarda, um molho de salsa picada e um pacote de natas. Mexa, deixei apurar e sirva.

Se não tiver molho de ostras, pode usar sumo de limão. Se não tiver mostarda em pó, pode apenas usar a mostarda tradicional, mas ponha duas colheres, em vez de uma. 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário